Entenda a importância do exame toxicológico para motoristas

25/07/2023

Exame toxicológico para motoristas: quando, como e por que fazer?

Com o crescimento da violência no trânsito no Brasil foi necessário incluir a obrigatoriedade do exame toxicológico para obtenção e renovação de algumas categorias da Carteira Nacional de Habilitação — CNH. Mas afinal, qual a importância dele?

O que é o exame toxicológico e qual a sua importância?

Através do  exame toxicológico é possível  detectar o uso de substâncias tóxicas ou ilícitas por uma pessoa há um determinado período. Dependendo do método utilizado, é possível verificar o uso dessas substâncias há até 180 dias.

Entre as substâncias proibidas estão algumas drogas, como a maconha, a cocaína e o ecstasy, e alguns remédios utilizados para manter o motorista acordado por mais tempo, muito conhecidos como rebites.

A realização periódica do exame está contribuindo para inibir o uso dessas substâncias por motoristas de caminhão, ônibus e escolares, e consequentemente evita uma série de situações perigosas que podem causar acidentes graves, inclusive com morte.

 

Como esse exame é feito?

Ele pode ser feito de 3 formas distintas: pela saliva ou fluidos orais, pela urina ou pela queratina. 

Quando ele é obrigatório?

Esse exame pode ser realizado por qualquer pessoa, mas em alguns casos ele é obrigatório. Desde 2016, o CONTRAN estabeleceu, por meio da resolução 583, a obrigatoriedade do exame toxicológico para a obtenção e renovação de CNH nas categorias C, D e E, que são referentes aos transportes de cargas e de passageiros.

Em 2018, a resolução 724 do mesmo órgão determinou que apenas os exames realizados pela análise da queratina sejam aceitos. Dessa forma, a legislação se tornou mais rigorosa, com o objetivo de proporcionar mais segurança no trânsito.

Onde fazer o exame toxicológico?

O exame toxicológico pode ser realizado em clínicas de exames laboratoriais e nós temos parceria com algumas para facilitar o custo.



•  Veja outras notícias