Dia do Motorista: por que essa data é tão importante?

25/07/2023

Motorista executivo: saiba em quais áreas atua esse profissional - Markplan

Nesta terça-feira, dia 25 de julho, é comemorado o Dia do Motorista. A data vem em homenagem ao santo que é o padroeiro dos motoristas (especialmente aos de caminhão) sendo comemorada com muitas festividades e carreatas por todo país. Afinal, é indiscutível a importância do caminhoneiro para o mercado e para a economia.

Sem eles, tanto a rotina como a qualidade de vida das pessoas seriam completamente diferentes. Afinal de contas, o transporte de carga é a modalidade profissional que desloca tudo de que precisamos para que a máquina econômica continue a girar, seja em termos de alimentação, medicamentos, matéria-prima etc.

Mas afinal de contas, por que a celebração acontece no dia 25 de julho?

A realidade é que essa data foi escolhida como uma referência ao Dia de São Cristóvão, o importante padroeiro da classe profissional. Mais interessante ainda é a história que vincula essa figura religiosa à atuação dos heróis das estradas. Nesse sentido, independentemente de discernimento religioso, todos entendemos que essa é uma posição de valor. São Cristóvão foi designado como padroeiro dos motoristas por serem eles os responsáveis por carregar algo de suprema importância — os elementos necessários para a sustentação da sociedade moderna.

Para José Pintor, presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos de Lençóis Paulista, com base na cidade de Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras, essa é uma data especial para todos os associados "Estamos prestando essa homenagem no dia 25 de julho, que é o dia do Motorista aos companheiros do volante que por muitos anos tem sido associado do sindicato, e que mantem essa entidade em pé"

O presidente e a nossa diretoria, dedicam essa homenagem a todos os profissionais:

"Para nós é uma honra ter todos os trabalhadores como sócio ao longo desses 33 anos que estão no meu coração. Portanto, estamos aqui prestando uma homenagem a esses profissionais valorosos que no dia a dia luta em prol da sua família. Um abraço com muito respeito ao profissionais que são representados pelo sindicato neste dia 25 de julho. Pois é, o seu dia é o dia do Motorista!"

Esse é um dia muito importante para a nossa categoria, e no que diz respeito à evolução da atuação dos motoristas, é importante considerar os avanços dessa classe nos últimos anos. Um aspecto essencial foram as reivindicações e direitos conquistados, que tornaram a atuação mais justa.

 Assista ao Vídeo de Homenagem - Clique Aqui

Edição Especial do Jornal - Clique Aqui

Em breve fotos do Café da Manhã e da Tarde nas unidades do Sindicato!!

 



•  Veja outras notícias